Histórico de Actividades
GREI - Assembleia Geral
Planeamento de actividade para 2018
Data: 07.Dez.2017
Hora: 14:30
Local: Messe de Caxias

Planeamento e discussão sobre actividade relevante a realizar em 2018.

Almoço-Debate no âmbito interno do GREI (3)
Reunião de âmbito interno de Associados do GREI
Data: 29.Nov.2017
Hora: 10:00
Local: Messe de Caxias

Para continuação dos temas das reuniões anteriores:

- Análise do progresso e planeamento de actividades para 2017/2018-

Almoço-Debate no âmbito interno do GREI (2)
GREI. Reunião de associados.Planeamento.
Data: 07.Nov.2017
Hora: 11:00
Local: Messe de Caxias

Reunião realizada para continuação dos trabalhos de 18 de Outubro p.p., nomeadamente no Planeamento das Actividades para o último Trimestre de 2017, e também para perspectivar algumas actividades a efectuar em 2018.

Almoço-Debate no âmbito interno do GREI (1)
Infomação e Planeamento
Data: 18.Out.2017
Hora: 11:00
Local: Messe de Caxias

-Informação sobre a distribuição e comentários ao Livro do GREI:

FORÇAS ARMADAS PORTUGUESAS. A complexidade dos desafios e a condição militar

- Planeamento de Actividade futura, contemplando Sugestões e Propostas para o 4º trimestre de 2017, bem como Assuntos-Convidados para almoços-debate.

 

Llivro: FORÇAS ARMADAS PORTUGUESAS. A complexidade dos desafios e acondição militar.
Este livro foi elaborado pelo GREI, e insere-se no âmbito das suas actividades de estudo e reflexão.
Data: 18.Jul.2017
Hora: 18:00
Local: Museu Nacional de Arqueologia.

Lançamento e apresentação do livro:

                              FORÇAS ARMADAS PORTUGUESAS. A complexidade dos desafios e a condição militar.

Este livro, da autoria do GREI, com prefácio do Senhor Professor Emérito Adriano José Alves Moreira, foi apresentado pelo Senhor Dr. Jaime José de Matos Gama.

O evento realizado no dia 18 de Julho de 2017, pelas 18.00 horas, teve lugar em espaço gentilmente cedido pelo Museu Nacional de Arqueologia.

Estiveram presentes cerca de 350 pessoas, contando-se entre elas o antigo Presidente da República General Ramalho Eanes, vários Ministros e ex-Minitros, o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, actuais Chefes Militares e ex-Chefes Militares, vários Reitores e Professores de Universidades e naturalmente muitos Oficiais das Forças Armadas na efectividade e fora da efectividade do serviço.

Na sua curta, mas muito apreciada intervenção inicial, o Professor Adriano Moreira referiu entre outras coisas que a cidadania e o interesse Nacional não são da exclusividade da estrutura do Estado e que outras organizações e individualidades têm um papel importante a desempenhar, sobretudo quando trazem à colação experiências acumuladas de vida. No fundo sintetizou afirmando que a democracia não é apenas os cidadãos, é também as instituições. 

A apresentação do Dr. Jaime Gama foi naturalmente o ponto mais marcante do evento. Fazendo uma análise bem detalhada do conteúdo e estrutura do livro, sublinhou a sua independência intelectual e as características do fio condutor da escrita, bem como a sua objectividade e factualidade. Estas características fazem deste livro uma excelente ferramenta informativa e naturalmente também formativa e didática. Os presentes manifestaram muito apreço pela intervenção.

O GREI congratula-se com o registo positivo deste evento e agradece a todos os que com a sua presença o tornaram num momento de cidadania que valeu a pena.    

Assembleia Geral do GREI
Assembleia Geral dos associados efectivos do GREI
Data: 21.Jun.2017
Hora: 12:30
Local: Messe de Monsanto

Assembleia Geral dos associados efectivos do GREI, para debater várias questões de organização interna e planeamento de actividades futuras.

Almoço conferência realizado em 17 de Maio.
O orador convidado foi o Dr. Ricardo Monteiro
Data: 17.Mai.2017
Hora: 12:30
Local: Messe de Monsanto

 

 O Dr Ricardo Monteiro é licenciado em Administração Pública e Relações Internacionais pela Universidade Católica de Louvain.

Foi Gestor Publicitário, e durante 17 anos, até 2016, desempenhou a sua actividade profissional com uma carreira de âmbito internacional na Havas Worldwilde.

A Havas Worldwilde é um grupo global de publicidade e comunicação e tem a sua sede em Paris.

Neste grupo o Dr. Ricardo Monteiro atingiu a posição e o cargo de GLOBAL CHAIRMAN, depois de ter sido GLOBAL VICE-PRESIDENT e CEO para a América Latina e Península Ibérica.

Actualmente, como fez questão em salientar, além de intervenção pública em aspectos de âmbito relacionado com o que foi a sua actividade profissional, dedica-se também ao voluntariado como fundador e impulsionador da "CASA DO PUBLICITÁRIO".

O tema da sua apresentação centrou-se nas questões da Inteligência Artificial e da Robotização, e a influencia que se espera irão ter na vida e vivência da Humanidade. Sendo um tema bastante actual, embora um pouco especulativo, não na sua implementação, mas nas suas consequências, provocou no final da apresentação um conjunto de questões que, com a disponibilidade do orador, animaram a conferência.

É um tema que certamente irá cada vez mais estar presente na vida das pessoas, num futuro que se prevê não seja tão distante como ainda se possa imaginar.

 

 

 

 

GREI - Reunião Geral dos Sócios Efectivos
Apresentação, para análise, de um Documento sobre as Forças Armadas Portuguesas e a Condição Militar.
Data: 17.Mai.2017
Hora: 10:30
Local: Messe de Monsanto

 

Será apresentado e analisado o documento "FORÇAS ARMADAS PORTUGUESAS - complexidade dos desafios. A Condição Militar".

Este documento foi elaborado no âmbito do GREI pelo VAlm Rui Palhinha.

Estima-se que seja um documento integrador de grande teor informativo que poderá, talvez, constituir uma referência para esclarecer muitas questões que por vezes emergem na "vida" dos Militares e das Forças Armadas.

Almoço conferência realizado em 27 de Março de 2017
Almoço conferência no âmbito do GREI que teve como oradora convidada a Eng. Ana Paula Vitorino, Ministra do Mar.
Data: 27.Mar.2017
Hora: 12:30
Local: Messe de Monsanto

A oradora convidada, Engenheira Ana Paula Vitorino que desempenha actualmente as funções de Ministra do Mar, além de ser possuidora de um vasto curriculo político, concilia também vasta experiência no que respeita às actividades e assuntos de interesse nacional ligados ao Mar.

O tema da conferência, O Mar, é suficientemente abrangente e actual para ter proporcionado a uma personalidade com a experiência da Eng. Ana Paula Vitorino uma interessante abordagem sobre o tema proposto.

A Plataforma Continental de Portugal foi o tema central da intervenção da Ministra do Mar.

A disponibilidade para no final da intervenção responder a algumas questões completou da melhor forma a excelente apresentação.

 

Assembleia Geral do GREI
Realizada Assembleia Geral dos Sócios Efectivos do GREI.
Data: 27.Mar.2017
Hora: 10:15
Local: Messe de Monsanto

 

      Nos termos estatutários, foram convocados pelo Presidente da Assembleia Geral os Sócios efectivos do GREI para a Assembleia Geral, realizada no dia 27 de Março de 2017, pelas 10H15, na Messe da Força Aérea, em Monsanto, com a seguinte Agenda:

          - Ponto de situação de actividades;

          - Propostas de novos sócios;

          - Eleição para os Corpos Sociais;

          - Aprovação de contas (2015 e 2016);

          - Outros Assuntos.

 

Mais informação será comunicada em tempo oportuno.

 

                                                                                       

                                                                                          

                                                                                         

Almoço Conferência em 15 de Fevereiro de 2017
Conferêcia proferida pelo Prof Doutor António Costa Silva, Presidente da Com Executiva da PARTEX OIL AND GAS.
Data: 15.Fev.2017
Hora: 12:30
Local: Messe de Monsanto

O Professor Doutor António Costa Silva é Licenciado em Engenharia de Minas pelo IST, fez o Mestrado em Engenharia de Petróleos no Imperial College em Londres e o Doutoramento no IST e no Imperial College.

Actualmente é o Presidente da Comissão Executiva do Grupo PARTEX OIL AND GAS, empresa fundada por Calouste Gulbenkian e pertencente à Fundação com o seu nome, que está envolvida em projectos de exploração e produção de petróleo e gás no Médio Oriente, Cazaquistão, Argélia, Angola, Brasil e em Portugal, em Peniche e no Algarve.

António Costa Silva vê na CPLP um enorme potencial em termos energéticos, se houver uma plataforma de entendimento dos vários parceiros com interesses naquela área. No seu entender, os vários países lusófonos podem ganhar muito mais do que ganham hoje de costas voltadas.

Na vertente académica é professor no IST em Lisboa onde, em palavras suas, procura contribuir para mudar o quadro mental das pessoas, pois é preciso pensar fora do barril de petróleo. A revolução do xisto com a exploração do petróleo de xisto e depois com o gás do xisto e também naturalmente não esquecendo as energias alternativas.

O prestígio internacioal de Antóno Costa Silva está bem realçado com o facto de em 2002 ter sido escolhido, pelo Tribunal Internacional da Câmara de Comércio de Estocolmo, como perito internacional encarregue de resolver a disputa entre duas das maiores companhias de petróleo do mundo, relativa a um campo petrolífero ao largo do Mar da China.

A conferência que se revestiu de grande interesse focou questões económicas, ambientais, geopolíticas, da utilização dos recursos naturais e da utilização das novas tecnologias como catalizador e racionalizador de toda esta área de actuação.

Focou ainda a situação em Portugal com a previsivel existência de recursos minerais estratégicos na plataforma continental e da necessidade de estabelecer um planeamento estratégico nacional que permita defenir objectivos e uma linha de acção que permita, e não só neste âmbito, o merecido e possível desenvolvimento económico e social do nosso País.

Depois da intervenção disponibilizou-se para responder a algumas questões que lhe foram postas por vários associados do GREI.

 

Almoço Conferência em 23 de Novembro de 2016.
Conferência proferida por Reinhard Naumann, Director da Delegação em Portugal da Fundação Friederih Ebert
Data: 23.Nov.2016
Hora: 12:30
Local: Messe de Monsanto

A Fundação Friederich Ebert é uma instituição de utilidade pública, de direito privado e de natureza cultural cuja Sede se situa na Alemanha. A sua representação em Portugal existe desde 1976.

Reinhard Naumann, o Director desta representação vive em Portugal desde 1991, e desempenha aquela função desde 1996. Tem portanto um conhecimento real da vivência e da situação social no nosso país. É possuidos de uma formação académica em Ciência Política tirada na Philipps-Universitat em Marburg.

A sua intervenção teve por base temas e impressões pessoais adquiridas ao longo da sua actividade em Portugal e naturalmente a sua percepção da  "visão alemã" sobre o nosso país.

Focou temas como o desenvolvimento verificado em Portugal desde a adesão à UE, o olhar da Alemanha para os países do sul e as mudanças resultantes da abertura da UE a leste e agora fruto das mudanças previsíveis no RUnido e nos EUA, o que poderá advir para a Europa e naturalmente as consequências em Portugal e na vida dos portugueses.

A problemática dos refugiados e ainda os diversos actos eleitorais que se verificarão em vários países da UE no futuro próximo, foram ainda temas abordados. A situação interna na Alemanha e o xadrês político que pode resultar das eleições de 2017 foi também um tema analisado.

No final da sua intervenção, como é costume, disponibilizou-se para responder a diversas questões postas pelos associados presentes.  

Almoço Conferência em 19 de Outubro de 2016
Conferencia proferida pelo Dr. António Vitorino sobre o tema - União Europeia pós-CIMEIRA de BRATISLAVA.
Data: 19.Out.2016
Hora: 12:30
Local: Caxias

O orador convidado, o Dr. António Vitorino,  advogado e político é uma muito conhecida figura pública do nosso País.

Possuidor de vasta experiência em assuntos de política Internacional e específicamente de política Europeia, apresentou a sua visão sobre a CIMEIRA DE BRATISLAVA e sobre as circunstâncias actuais que se verificam em alguns países da UE, e que em sua opinião, podem abalar ou mesmo fazer perigar a coesão entre os peíses da União Europeia (UE).

Questionou ainda que consequências poderão advir para a Europa como resultado da saída do Reino Unido da UE, Brexit, nomeadamente na "política atlantista" da UE.

Na sua opinião, 2017 vai ser um ano de grandes incógnitas para a Europa, e consequentemente para Portugal, em virtude de instabilidade política e económica que se poderá instalar na UE, fruto de "acontecimentos" políticos e sociais que poderão advir em resultado dos varios actos eleitorais a realizar em alguns dos países da UE.

Como habitualmente, no final das suas palavras, o orador esteve disponivel para responder a questões que lhe foram apresentadas pelos associados do GREI e que permitiram uma interessante troca de impressões. 

Almoço Conferência em 24 de Maio de 2016
Almoço realizado no âmbito do GREI e que teve como orador convidado o Dr. Artur Santos Silva.
Data: 24.Mai.2016
Hora: 12:30
Local: Monsanto

O orador convidado, o Dr. Artur Santos Silva é o Presidente do Conselho de Administração da Fundação Calouste Gulbenkian e chairman no BPI.

A intervenção versou sobre a sua visão e análise sobre a situação política, económica e financeira que se vive atualmente em Portugal e perspetivas futuras. Também a situação por que passa a conjuntura externa, com especial enfoque na União Europeia, foi um dos temas fortes das suas considerações.

No final, e como habitualmente, o orador disponibilizou-se para responder a algumas questões que foram postas por associados do GREI.

Almoço Conferência em 27 de Janeiro de 2016
Almoço realizado no âmbito do GREI, que teve como orador convidado o Dr. Nuno Amado.
Data: 27.Jan.2016
Hora: 13:00
Local: Monsanto

O Dr. Nuno Amado, Presidente da Comissão Executiva do Millennium BCP, apresentou a sua visão sobre as circunstâncias da Banca Portuguesa em geral e da situação presente do Millennium BCP, bem como perspetivas futuras.

No final, como habitualmente, houve disponibilidade para serem apresentadas algumas questões pelos associados do GREI.  

Almoços Conferência com Oradores Convidados
Com uma periodicidade, praticamente mensal, ao longo dos últimos três anos foram convidadas diversas personalidades, de variadas sensibilidades políticas e sociais, para num almoço/conferência, apresentarem aos nossos associados a sua visão, do presente e das perspectivas futuras, do nosso País.
Data: 01.Dez.2012
Hora: 00:00
Local: Monsanto, Caxias e o Clube Militar Naval

Lista dos oradores convidados de Dezembro de 2012 a Dezembro de 2015:

 Prof. Doutor João Ferreira do Amaral ___ Prof. Doutor António Bagão Felix ___ Prof. Doutor José Pacheco Pereira ___ Prof. Doutor António Barreto ___ Dr. Carlos da Silva Costa ___ Dr. José da Silva Peneda ___ Prof. Doutor Guilherme de Oliveira Martins ___ Dr. Nicolau Fernando Ramos dos Santos ___ Dr. Henrique Joaquim Gomes ___ Dr. Jaime José Matos da Gama ___ Prof. Doutor Adriano José Alves Moreira ___ Prof.ª Doutora Maria Manuela Dias Ferreira Leite ___ Prof. Doutor Augusto Santos Silva ___ Prof. Doutor António Sampaio da Nóvoa ___ Prof. Doutor Manuel Carvalho da Silva ___ Prof. Doutor José Gil ___ Prof. Doutor Marcelo Nuno Duarte Rebelo de Sousa ___ Prof. Doutor Mário José Gomes de Freitas Centeno ___ Deputado José António Fonseca Vieira da Silva ___ Prof. Doutor Eduardo Paz Ferreira ___ Dr. Agostinho Correia Branquinho.